PT | EN | ES

Observatorio Pantanal lança spots de rádio em campanha Pequenas faíscas, Grandes incêndios

Desde sua formação, o Observatorio Pantanal, por meio das organizações-membro, trabalha em prol do bioma e nos últimos anos têm realizado campanhas de sensibilização e de prevenção aos incêndios. Neste ano, o coletivo investe na informação via rádio e lança spots informativos da campanha “Pequenas faíscas, grandes incêndios”, iniciada em 2020.

Foram produzidos quatro spots que já estão sendo veiculados em oito rádios na região pantaneira. As emissoras foram escolhidas estrategicamente, de acordo com a abrangência, audiência e proximidade das áreas com maior incidência de focos de calor. De maneira leve e agradável, os diálogos trazem informações educativas sobre o Pantanal, a importância das áreas de conservação; os atores que combatem o fogo no bioma e os cuidados que a população deve ter para evitar grandes incêndios.

O rádio foi o veículo escolhido por se tratar de um meio de comunicação cujo alcance é muito maior do que a televisão, por exemplo. Ele chega nos locais mais afastados, onde outras tecnologias encontram limitações. Tanto no campo quanto nos grandes centros, o rádio está presente no dia a dia das pessoas, tornando-se um importante instrumento de educação ambiental.

Se você ainda não ouviu nossos spots na sua rádio favorita, eles estão disponíveis, logo abaixo, para download. Quanto mais as mensagens forem compartilhadas, mais pessoas serão informadas. Contamos com a contribuição e participação de todos nesta divulgação. Os arquivos podem ser encaminhados pelo Whats App, podem ser veiculados em rádios comerciais, universitárias e comunitárias, escolas, etc. O importante é que as mensagens cheguem para o maior número de pessoas.

O fogo no Pantanal

O fogo é um fenômeno natural no Pantanal mas com a intensidade e constância que os incêndios têm ocorrido, tem se transformado em uma grande ameaça. Instituições de pesquisas e as organizações não-governamentais que atuam no território estão em alerta máximo, pois sabem que a capacidade de recuperação do ecossistema pantaneiro pode estar no seu limite.

Em 2020, o Pantanal enfrentou a pior temporada de incêndios – cerca de 30% do bioma foi queimado. Mesmo com todos os esforços possíveis, os impactos foram assustadores. Alguns deles nunca saberemos com precisão como, por exemplo, a perda da fauna e da biodiversidade.

A previsão para 2021 não é otimista. Desde janeiro foi anunciado que a precipitação do período de chuvas estava abaixo da média esperada e isso está acontecendo pelo terceiro ano consecutivo. Ou seja, as chances de ocorrerem grandes incêndios no Pantanal nessa temporada de seca é igual ou maior que no ano passado.

Para evitar que o desastre aconteça, o Observatorio Pantanal divulga as ações de suas organizações-membro que estão trabalhando desde o primeiro semestre na prevenção e no combate ao fogo, por meio da criação e treinamento de brigadas comunitárias, sempre aliado ao monitoramento constante dos focos de calor e da produção de informações de qualidade para que sejam utilizadas no momento de combate.

A campanha “Pequenas Faíscas, grandes incêndios” é uma realização do Observatorio Pantanal, com apoio do WWF-Brasil e financiado pela União Europeia.

Participe da campanha compartilhando os spots e nossas publicações. Utilize a hashtag #pequenasfaiscasgrandesincendios e vamos sensibilizar as pessoas para evitar que outras tragédias ocorram novamente em 2021. Contamos com vocês!

Foto: André Zumak/IHP

Spot_1
Spot_2
Spot_3
Spot_4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas