PT | EN | ES

Comitê Nacional de Zonas Úmidas dispõe sobre o cultivo de pastagens plantadas no Pantanal

Foi publicado no dia 12 de Agosto, no Diário Oficial da União, recomendação à presidência da República e aos órgãos estaduais de MT e MS.

O Comitê Nacional de Zonas Úmidas dispôs, no dia 12 de Agosto, por meio do Diário Oficial da União, sobre o cultivo de pastagens plantadas no bioma Pantanal.

Leia os principais itens da recomendação.

  1. A Casa Civil da Presidência da República promova a elaboração de um Zoneamento Agroecológico para definir as áreas apropriadas para implantação de pastagens cultivadas no Pantanal Mato-grossense e que seu decreto preveja políticas de incentivo a boas práticas e restrições de acesso a crédito e financiamento.
  2. Que os órgãos estaduais de meio ambiente de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul suspendam seus processos de licenciamento para supressão de vegetação nativa e substituição por pastagens exóticas nas áreas alagadas e inundadas do bioma Pantanal até que sejam definidos critérios técnicos ambientais, econômicos e sociais.
  3. Que na elaboração do Zoneamento Agroecológico de pastagens plantadas no Pantanal considere-se as Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade, o mapa da Reserva da Biosfera do Pantanal com suas zonas núcleo de amortecimento e de transição e os macrohabitats definidos para o bioma.
  4. E que na elaboração do Zoneamento Agroecológico sejam considerados os sítios de excepcional beleza ou de valor científico, cultural ou histórico, as áreas de drenagem de rios e trechos de rios com espécies raras ou endêmicas, e as de importância para a reprodução e alimentação, como berçários naturais ou outros habitats.

Leia a publicação completa no Diário Oficial da União aqui.

Fonte: ECOA

Foto: Edvaldo da Silva/WWF-Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas