PT | EN | ES

MPE-MS contribui na prevenção dos incêndios no Pantanal

Depois de promover, em conjunto com o Ministério Público do Mato Grosso e com o Ministério Público Federal, um estudo que mapeou os pontos de ignição dos incêndios ocorridos no Pantanal, em 2020, que foi publicado este ano e pode ser acessado aqui, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul está atuando na prevenção de novos focos de incêndio no Pantanal, em 2021, junto ao Corpo de Bombeiros.

Segundo o promotor de justiça e diretor do Núcleo Ambiental do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Luciano Furtado Loubet, durante reunião virtual pública dos MPs do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Ministério Público Federal, ocorrida no dia 5 de abril de 2021: “Foi necessário o estudo dos pontos de ignição para desenhar a atuação do Ministério Público do Mato Grosso do Sul. Porque tinha muito aquela conversa: ‘ah, foi a rede elétrica que pegou fogo e colocou fogo no Pantanal’, ‘Ah, alguém que passou na beira da rodovia, jogou um cigarro e pegou fogo’, ‘Ah, isso é atividade ribeirinha, na beira do rio que pegou fogo’. A gente constatou que uma parte dos incêndios ocorre em beira de estradas, a mínima foi em beira de rodovias públicas, a maioria foi em estradas vicinais.”, ou seja, em estradas dentro de propriedades privadas.

O MP/MS está, atualmente, buscando recursos para apoiar o Corpo de bombeiros e está acompanhando propriedades rurais elegidas como prioritárias, regido pelo decreto n. 15.654 do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, que institui o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo, que pode ser acessado aqui.

Leia mais 

Fonte: Ecoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas