Onze comunidades são localizadas em tempo real neste mapa que é produto exclusivo do projeto ECCOS
Produto exclusivo de um dos principais projetos que a Ecoa coordena em solo brasileiro, o ECCOS, mapa inédito localiza territórios de uso dos recursos naturais e forma, assim, um corredor extrativista entre Pantanal e Cerrado. Clique aqui para navegar.
O mapa mostra, em tempo real, onze comunidades espalhadas no corredor e permite a quem navega obter mais informações sobre território, produtos socioeconômicos e até sobre o impacto das queimadas em 2020 em cada uma das comunidades.
Nas comunidades, o destaque é para a liderança feminina. As mulheres lideram a maior parte desses grupos localizados no mapa, parte deles integrantes da Cerrapan – Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal.
Desde 2018, no âmbito do ECCOS, que a coleta de dados foi desenvolvida. Ferramenta inédita, o mapa destaca a potencialidade em biodiversidade do extrativismo sustentável. Outro destaque é a diversidade das comunidades, já que são desde agricultores assentados, até ribeirinhos e pescadores, todos em território da sociobiodiversidade.
Torna-se, assim, um espaço produtivo para discussão de novos fomentos às áreas sustentáveis, mostrando, ao longo do corredor, áreas com alto grau de conservação.
Mais informações com a Ecoa.