Com o apoio do MPT a Ecoa atua em várias frentes na prevenção e os efeitos da Covid19 no Pantanal.
Uma ação prioritária é a informação das tripulações e passageiros de embarcações que partem de Corumba, MS, transportado pessoas e mercadorias para fazendas e comunidades. Essas embarcações são conhecidas como freteiras.
Nove embarcações foram contatadas e os tripulantes e passageiros receberam material informativo sobre a prevenção da Covid-19 e cada uma delas recebeu cerca de 50 mascaras.
Essas ações são parte do trabalho que a Ecoa desenvolve em parceria com instituições que realizaram doações para auxiliar as comunidades no enfrentamento à pandemia. Parceiro histórico da Ecoa, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul é responsável por boa parte desse material.
Além das freteiras, o trabalho informativo contemplou três comunidades tradicionais na região de Corumbá e Ladário, MS
Mais doações – Além disso, a Ecoa recebeu doação de 1,5 mil máscaras que estão sendo distribuídas nos territórios. A doação veio da Rede Asta. A Rede é um negócio social que atua na economia do feito à mão transformando artesãs em empreendedoras que fazem de resíduos produtos, e, nesse momento de pandemia, se dedicam a costurar máscaras. As máscaras também são fruto de doação da Vale Mineradora.
Esse trabalho de fôlego no território pantaneiro é realizado pelo geógrafo Rafael Rosa Chá, o braço da Ecoa no Pantanal. Rafael que está em contato direto com equipes de saúde e realiza o acompanhamento direto com as comunidades. A Ecoa também emite alertas e informa as comunidades do serviço de orientação prestado pelo geógrafo. Rafael também realiza encaminhamento para o sistema de saúde, quando necessário.
A Rádio Difusora FM também é parceira e tem divulgado as ações diariamente.
Para entrar em contato com Rafael ligue no número 67 9344-3063.
Mais informações no site da ECOA.