PT | EN | ES

Pantanal já tem quase 4 milhões de hectares queimados em 2020

O Pantanal continua queimando e muito. De acordo com o sistema de monitoramento da LASA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), até o dia 3 de outubro, já foram 3.977.000 hectares queimados, 26% do bioma.

Deste total, a região do Mato Grosso do Sul já teria perdido até a referida data 1.817.000 hectares, enquanto que a porção do Pantanal no Mato Grosso teria 2.160.000 hectares consumidos pelo fogo. Clique aqui para ter acesso ao relatório completo da LASA.

São fazendas, reservas privadas, parques nacional e estadual, verdadeiros refúgios de fauna e flora que estão sendo exterminados pelo fogo, que avança por conta da seca extrema e falta de chuva que aflige nosso Pantanal. E acabamos de tomar conhecimento que o fogo que está sobre a região da Serra do Amolar há quase 2 semanas, chegou a outra reserva privada, levando com ele a vida de muitos animais que tinham a área de proteção como refúgio. Lastimável como mostram as imagens de André Zumak/IHP.

Para tentar conter os focos de calor, resgatar os animais e ajudar as comunidades nas áreas atingidas, várias organizações se unem em um trabalho ininterrupto, sob a liderança do Prevfogo/Ibama, brigadas comunitárias e particulares, Marinha e Força Aérea. Mas infelizmente, nem sempre é possível chegar a tempo, antes de muitos animais subumbirem.

O momento é de cooperação. E precisamos da sua ajuda. Compartilhe informações sérias, ajude a dar visibilidade a essa tragédia ambiental! Doe a quantia que puder, se puder, para as organizações que estão na linha de frente. Toda ajuda é bem vinda. Saiba como ajudar!

O Pantanal pede socorro. Vamos ajudar a natureza a se regenerar e voltar a ver o Pantanal verde e vivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas