PT | EN | ES

Fogo ameaça comunidades isoladas próximas à Serra do Amolar

Enquanto algumas regiões do Pantanal foram abençoadas com um pouco de chuva, outras não tiveram a mesma sorte e acabaram afetadas pelo fogo, como neste registro do Corpo de Bombeiros.

Esse vídeo é da noite de ontem (21), quando o fogo chegou forte e com vento na área em frente ao Morro do Cara Cara (próximo à barra do São Lourenço), ameaçando moradores destas regiões isoladas.

Nossos parceiros da Ecoa e Instituto Homem Pantaneiro (IHP) rapidamente se mobilizaram, junto ao Corpo de Bombeiros e estão colaborando no controle e combate dos focos, uma vez que a Ecoa possui uma brigada comunitária na Barra do São Lourenço e estão oferecendo equipamentos de combate e de proteção para os moradores.

Além de equipes do Corpo Bombeiros, corpo técnico da Ecoa e Instituto Homem Pantaneiro (IHP), há o apoio do Prevfogo/Ibama, que estão presentes e neste momento combatem o fogo que ameaça o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Serra do Amolar.

Uma outra equipe saiu do Porto Jofre para somar esforços. Cerca de 17 homens estão atuando no combate, principalmente para proteger os moradores que se encontram ameaçados pelo avanço das chamas.

A cidade de Corumbá (MS) e outros municípios do Mato Grosso do Sul receberam chuva ontem e hoje, mas essa região do Amolar ainda não viu a chuva chegar. De acordo com o diretor de Relações Institucionais do IHP, Ângelo Rabelo, a chuva está sendo aguardada com muita esperança para ajudar no combate ao fogo nessa região, que é considerado um dos últimos refúgios para a biodiversidade do Pantanal.

Você pode ajudar o Pantanal. Doe, a quantia que puder, para instituições sérias que estão na linha de frente, tentando salvar o nosso bioma. Acesse @ihp_pantanal_ @ecologiaeacao e saiba mais. Para saber mais sobre voluntariado e outras campanhas de doação para o Pantanal, acesse nosso site https://observatoriopantanal.org/2020/09/17/quer-ajudar-o-pantanal-veja-como/. O link está na bio!
.
Foto: Corpo de Bombeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas