PT | EN | ES

Organizações-membro do Observatorio Pantanal desenvolvem mapa interativo do bioma

Você sabia que em nossa plataforma dispomos de um mapa interativo com um conjunto de informações para a compreensão do espaço geográfico do Pantanal? E essa ferramenta está disponível para uso de toda a comunidade, de forma livre e gratuita, basta apenas acessar o nosso website!

De acordo com Mário Cerezo, da Sociedade Boliviana de Direito Ambiental (SBDA), membro do Observatorio Pantanal, que ajudou no desenvolvimento da ferramenta, a mesma se trata de um visor geoespacial, que traz sistemas de informação geográfica sobre o bioma. “O geovisor tem como objetivo mostrar toda a informação gerada no Pantanal, tanto pelo setor público, como pelas instituições não-governamentais, transformando-as em um ambiente espacial. O que antes estava presente apenas em mapas fixos, agora pode ser visualizado de uma maneira mais didática e interativa”, explicou Cerezo.

Por meio do mapa interativo é possível consultar informações referentes à biodiversidade, recursos hídricos, infraestrutura, biofísica, focos de calor acumulados, comunidades humanas, entre outros dados. O usuário também pode compartilhar o mapa ou imprimí-lo.

A ferramenta é um instrumento que também reforça a missão do Observatorio Pantanal de compartilhar informações sobre o estado de conservação da região da Bacia do Alto Paraguai (BAP), oportunidades e ameaças no bioma.

O mapa interativo (geovisor) foi desenvolvido pela equipe do SBDA com apoio do WWF-Bolivia e UICN Holanda e sua atualização é feita de maneira periódica com a colaboração das organizações-membro do Observatorio Pantanal no Paraguai, Bolívia e Brasil.

Para conhecer a ferramenta, acesse o nosso portal https://observatoriopantanal.org/ e role o cursor até o fim da página, onde encontrará o mapa interativo com as instruções de uso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas