PT | EN | ES

Movimenta Pantanal trabalha por uma região mais produtiva e sustentável

A instituição reúne integrantes do agronegócio, indústria, turismo, cultura pantaneira e sustentabilidade do meio ambiente

Você já ouviu falar na Movimenta Pantanal? A Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal é um dos projetos criado pelo Programa LIDER Pantanal do Mato Grosso do Sul, do Sebrae. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é, nas palavras do seu presidente, Alan Striquer, “criar justamente uma onda de movimento de crescimento no Pantanal, não somente econômico, mas de consciência econômica e sustentável dentro da região”.

Para isso, atua de forma independente, porém é integrada por lideranças empresariais, poder público, organizações não-governamentais (ongs) e outras instituições que representam cinco principais eixos de desenvolvimento: agronegócio, indústria, turismo, cultura pantaneira e sustentabilidade do meio ambiente. A partir dessa visão ampla e integrada, acredita-se que o Pantanal pode ser mais produtivo do que hoje é, com a adoção de boas práticas de trabalho.

O presidente explica que, embora os eixos de desenvolvimento tenham sido separados por tema, é notável que estão interligados. “Não tem como falar de turismo no Pantanal sem pensar no agronegócio e também na sustentabilidade, uma vez que o visitante quer contemplar a biodiversidade do Pantanal”, comenta. E essa conexão também acontece com os outros eixos.

A Movimenta Pantanal abarca não somente a planície pantaneira, mas considera também as cidades em seu entorno, já que possuem uma economia ativa. Foi oficialmente criada no ano de 2018, possui planos de ação e definição de indicadores de resultado, e o objetivo é que o Pantanal Sul, região de extrema beleza natural, seja reconhecido mundialmente pelo desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental.

Por conta da pandemia, causada pelo Covid-19, muitos projetos ficaram paralisados ou sofreram alterações em seus cronogramas, o que não foi diferente com a Movimenta. “O momento é de readaptar, fazer ajustes no planejamento estratégico por conta da pandemia, uma vez que os contatos e reuniões presenciais tiveram que ser suspensas por conta do isolamento social”. Mas isso não significa que os trabalhos estão paralisados. Pelo contrário, a instituição está com um consultor do Sebrae justamente para auxiliar nesta fase e redefinir os próximos passos, alinhados à missão e visão, para que os resultados esperados sejam obtidos.

Mais informações podem ser obtidas na página da Movimenta Pantanal no facebook, no link abaixo: https://www.facebook.com/movimentapantanal/

Foto: Silas Miotti / WWF-Brazil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas