PT | EN | ES

Queimadas aumentam o risco de contrair doenças respiratórias, inclusive Covid-19

Nos primeiros 14 dias do mês de maio foram registrados 164 focos de incêndio no Pantanal

Publicado originalmente no site do Wetlands International no Brasil

Com mais um recorde no número de incêndios no Pantanal, foram 784 no mês de abril e até o dia 14 deste mês 164, segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), um grande problema pode vir à tona: o aumento de pacientes com doenças respiratórias, podendo levar até a novos casos de Covid-19. Atualmente, vivem cerca de 1,1 milhão de pessoas na região (na extensão que fica no Brasil), conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante todo o mês de maio do ano passado foram registradas 68 queimadas, número quase três vezes menor do que o medido nas duas primeiras semanas do mês neste ano. A Wetlands International Brasil acompanha este aumento exponencial e publica semanalmente nas redes sociais (Facebook e Twitter) e no site, informações sobre a situação.

De acordo com a médica pneumologista Andréa Cunha, as partículas inaladas por meio da fumaça podem irritar as vias áreas da parte superior – olhos e nariz –, aumentando a secreção que fica mais viçosa. “Assim os vírus e bactérias têm onde ficar e se instalar. É um grande risco, ainda mais com o novo coronavírus, que tem alto grau de contágio”, afirma.

A fumaça também deixa o corpo humano mais debilitado, libera processos alérgicos, aumenta a falta de ar, provoca tosse, irrita os brônquios e a traqueia, deixando-o mais propício a esses tipos de infecções.

“A combustão pode causar distúrbios respiratórios e exacerbar em quem possui alguma predisposição, podendo acarretar até em enfisema pulmonar. Idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas têm maiores chances de serem atingidas”, pontua a médica pneumologista.

Para ajudar a impedir essas infecções é necessário tomar bastante água, evitar a exposição em lugares com grande incidência de incêndios, diminuir a prática de atividades físicas quando tiver quantidade acentuada de queimadas, ter o tratamento base e preventivo das doenças crônicas e alimentação adequada. “Assim não irá sofrer tanto com a agressão externa causada pelo fogo, que além de crime ambiental é um crime para a saúde pública”, ressalta.

E para ajudar a conter a epidemia de coronavírus, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), respeite o isolamento social ficando em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas