PT | EN | ES

Pantanal paraguaio mostra sua resiliência após incêndios devastadores do ano passado

Com informações Guyra Paraguay

Publicamos dias atrás uma notícia alertando para o aumento de focos de incêndios no Pantanal, na região de Corumbá (MS). Felizmente, recebemos hoje notícias positivas, pelo menos do lado do nosso vizinho, Paraguai. Depois dos devastadores incêndios sofridos entre agosto e setembro do ano passado, que arrasaram com boa parte da vegetação e da fauna local, o bioma mostra sua resiliência. Com as primeiras chuvas do outono no Paraguai, já é possível ver a vegetação bem verdinha e começam a reaparecer animais como o tamanduá-bandeira, veados e até onça-parda.

Foto: Lourdes Matoso_ Guyra Paraguay
Lourdes Matoso_ Guyra Paraguay

A constatação é dos nossos parceiros da Guyra Paraguay, uma das instituições-membro do Observatorio Pantanal. A Guyra trabalha com a proteção da diversidade biológica do país e administra uma estação ecológica chamada Três Gigantes, localizada na zona da Bahía Negra, que também foi afetada pelos incêndios. Na última semana, a organização publicou imagens que mostram a recuperação do Pantanal.

De acordo com o diretor executivo da associação, José Luis Cartes, o “Pantanal está em uma situação de umidade relativamente alta por conta das chuvas do outono” e já se observa “um progressivo crescimento da vegetação”.
Cartes relembrou que os incêndios no Pantanal são periódicos e se repetem, geralmente, em ciclos de 10 anos, mas os ocorridos no ano passado foram “massivos, de grandes extensões”.

A organização informa que está atenta aos prognósticos e modelos climáticos previstos para este ano para evitar que se repitam situações do ano passado. E que uma das medidas é melhorar o equipamento de sua reserva Três Gigantes, com 15.000 hectares no Pantanal paraguaio e preparar os municípios da zona, que também sofreram com as cinzas e fumaça dos incêndios.

Mais informações podem ser obtidas no site da Guyra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas