PT | EN | ES

Mapa dinâmico traz dados inéditos sobre as represas na BAP

Instrumento representa o avanço nas pesquisas sobre os impactos do setor hidroenergético na região

Com informações ECOA

A Ecoa – Ecologia em Ação, uma das instituições-membro do Observatorio Pantanal acaba de atualizar a versão do Mapa das Represas da Bacia do Alto Paraguai (BAP). O resultado vem após longas pesquisas, dedicação e interlocução de pesquisadores e as comunidades e grupos que fazem parte da região.

O trabalho foi coordenado pela pesquisadora e doutoranda em Desenvolvimento Local, Silvia Santana Zanatta, e incluiu o levantamento de informações sobre as sub-bacias da BAP – são elas a do rio Taquari, rio Sepotuba, rio São Lourenço, rio Piquiri, rio Negro, rio Miranda, rio Jauru, rio Itiquira, rio Cuiabá, rio Cabaçal, rio Aquidauana e rio Apa.

Somou-se também a um extenso trabalho de levantamento de dados, desenvolvido pelas pesquisadoras Vanessa Spacki e Nathália Ziolkowski e o diretor presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, durante a execução do Projeto Clima Pantanal.

Foram percorridos cerca de 13 mil quilômetros, sendo 9.000 km por terra, 2.800 km por ar e 1.200 km por água, e entrevistados moradores/as da cidade e do campo, pescadores/as, coletores/as de isca, piloteiros/as, pequenos/as agricultores/as, pecuaristas, representantes de grupos sindicais destas categorias, bem como pessoas ligadas ao turismo. Assim, foi possível obter de perto as informações e relatos sobre os danos causados pelas represas, dentre outros aspectos.

Leia mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas