PT | EN | ES

O Pantanal é latino

Embora apresente peculiaridades dependendo da região, o bioma compartilha da sua rica biodiversidade e importância nos três países

Foto: André Dib

O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do planeta, uma das fontes de água doce mais importantes do mundo e um dos biomas com maior diversidade de fauna e flora. Está localizado quase que majoritariamente na Bacia do Alto Paraguai (BAP), e abarca três países: Brasil, Bolívia e Paraguai, numa extensão de 23 milhões de hectares. No Brasil, compreende os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na Bolívia o departamento de Santa Cruz e, no Paraguai, o departamento do Alto Paraguai. Embora seja o mesmo bioma, ele pode apresentar algumas pecualiaridades em cada um destes países, já que se conecta com outros ecossistemas.

O Pantanal do Paraguai, por exemplo, abarca 4,2 milhões de hectares, o equivalente a 20% da superfície total do Pantanal. Várias comunidades indígenas se encontram nas margens dos rios, entre elas, os Yshyr, Guana, Toba Maskoy e Ayoreo, de acordo com o WWF. As principais cidades localizadas no pantanal paraguaio, às margens do rio Paraguai, são Bahía Negra, Carmelo Peralta, Puerto Casado e Fuerte Olimpo. O rio Paraguai, a principal artéria da água, percorre mil quilômetros de sua confluência com o rio Negro, no Alto Paraguai (Região Oeste), a Ñeembucú (Região Leste).

Como em todo o Pantanal, os povos nativos paraguaios possuem uma cultura fortemente influenciada pela dinâmica dos rios pantaneiros. Uma das características fundamentais da área é a influência do pulso de inundação das águas, que afeta toda a vida na região, seja na brasileira, boliviana ou paraguaia.

No Pantanal paraguaio, é possível avistar a presença de espécies ameaçadas, como a arara-azul (Gua’a hovy), o maçarico-acanelado (Calidris subruficollis) e a ema (Rhea americana). A área é importante para espécies migratórias de aves, como o triste-pia (Dolichonyx oryzivorus) e a andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) entre outras.

De acordo com a Associação Guyra Paraguai, foram registradas 46 espécies de mamíferos no Pantanal Paraguaio, como o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), a onça-pintada (Panthera onca), o tatu-canastra (Priodontes maximus), o Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), a ariranha (Pteronura brasiliensis), a onça-parda (Puma concolor) e a anta (Tapirus terrestris), animais ameaçados de extinção.

Estima-se que a quantidade de espécies de plantas do Paraguai seja algo próximo de 13.000. E que a fauna paraguaia seja uma das mais diversificadas do mundo, com mais de 100.000 espécies de invertebrados, 291 espécies de aves, 140 espécies de peixes, 62 espécies de mamíferos, 38 de répteis e 22 de anfíbios.

Entre as cinco espécies de primatas encontradas nesse bioma, destacam-se o bugio-do-pantanal (Aloutta karaya) e o sagui-da-cauda-preta (Mico melanurus), um dos maiores da América do Sul. A única espécie de esquilo registrado foi nesta área do Pantanal, o esquilo-vermelho (Sciurus spadiceus).

Arara-azul é um dos símbolos do Pantanal – Foto: Instituto Arara Azul

Porção boliviana – O Pantanal boliviano, por sua vez, é localizado no leste do país, e possui uma área de 3,3 milhões de hectares. De acordo com o mapa dos povos indígenas da Bolívia, existem duas nações que vivem nessa região: os Chiquitanos e os Ayoreos, que possuem vários territórios, como os Territórios Indígenas Camponeses Nativos, distribuídos por toda a área do Pantanal boliviano. As principais cidades do Pantanal boliviano são: Puerto Suarez, Puerto Quijarro, diretamente relacionadas ao Pantanal, da mesma forma que San Matias ao norte, Rincon del Tigrel ao centro e ao extremo oeste, Carmen Rivero Torrez.

O Pantanal boliviano está localizado no leste do país e possui uma área de 3,3 milhões de hectares. De acordo com o mapa dos povos indígenas da Bolívia, existem duas nações que vivem nessa região: os Chiquitanos e os Ayoreos, que possuem vários territórios, como os Territórios Indígenas Camponeses Nativos, distribuídos por toda a área do Pantanal boliviano. As principais cidades do Pantanal boliviano são: Puerto Suarez, Puerto Quijarro, diretamente relacionadas ao Pantanal, da mesma forma que San Matias ao norte, Rincon del Tigrel ao centro e ao extremo oeste, Carmen Rivero Torrez.

O Pantanal da Bolívia também apresenta uma rica biodiversidade, com 120 espécies de mamíferos, 650 espécies de aves e mais de 1650 espécies de plantas, além de muitos outros anfíbios, peixes, répteis e insetos, segundo a Associação Nativa Bolívia. Entre as espécies ameaçadas de extinção, são encontradas nesta porção do Pantanal: a onça-pintada (Phantera onca), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), a ariranha (Pteronura brasiliensis), a arara-azul (Anodarhynchus hyacinthinus).

Diante de todas essas informações, chegamos à conclusão que o Pantanal é latino, não é mesmo? Que apesar de algumas peculiaridades dependendo da região, ele possui muitas semelhanças em belezas naturais, serviços ecossistêmicos e valor para a humanidade e por isso deve ser conservado para esta e as futuras gerações!

Apoio: Nativa BO e Guyra Paraguay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas