PT | EN | ES

Região do pantanal paraguaio sofre com mudanças climáticas

O Pantanal paraguaio está sofrendo com as mudanças climáticas. Por conta das intensas chuvas das últimas semanas, a região de Bahía Negra, uma pequena cidade do departamento do Alto Paraguay, está “ilhada”, expondo a população a uma situação muito difícil sem acesso à saúde, alimentos, transporte e sem a possibilidade de locomover-se.

Bahía Negra está localizada a cerca de 900 quilômetros da capital Assunção e seu acesso se dá por terra ou ar, desde que o clima permita, haja vista que não conta com acesso rodoviário, tampouco pista para aviões de tempo integral. O único acesso seguro é por barco, que embora seja mais lento, chega à província todas as sextas feiras e é por este meio que chega também todo o alimento e outros suprimentos necessários para a população.

De acordo com Jorge Saúl, da organização Eco Pantanal Bahía Negra, o clima tem se alterado frequentemente e de maneira brusca, causando muitas consequências danosas à população. “O aumento em grande escala das atividades agropecuárias na região e a mudança no uso do solo de forma descontrolada pode estar ligado aos eventos climáticos”, explica Saúl.

Qualquer alteração climática nesta zona, que é muito frágil e vulnerável, revela que a cidade não está preparada e a população sofre com as consequências. De acordo com a imprensa local, a saúde é a área mais afetada e conta com apenas um médico para mais de 4 mil pessoas. Além disso, o serviço aéreo está paralisado há mais de um mês. Diante de tantas mazelas, a população resolveu sair em protesto, pedindo por mais uma pista permanente para aviões e mais médicos.

Foto: Alcides Manena – Última Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas