PT | EN | ES

Pesca esportiva é liberada em unidades de conservação ambiental

Portaria do ICMBio autoriza a atividade até em territórios de povos indígenas e quilombolas

Com informações Estadão e Exame

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5), a Portaria nº 91, na qual o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autoriza a pesca esportiva no interior das unidades de conservação federais em todos os biomas do país, incluindo Amazônia e Pantanal. Na prática, a pesca também passa a ser liberada em regiões de “território de população tradicional”, como povos indígenas e quilombolas.

Com a medida, o ICMBio, que administra 334 unidades de conservação, passa a permitir que visitantes que possuam licença pratiquem a pesca esportiva amadora (modalidade na qual o peixe fisgado é devolvido ao mar ainda com vida), além de autorizar o consumo do pescado no próprio local, desde que esta possibilidade esteja prevista nos planos de manejo da reserva.

A permissão está limitada à captura de peixes, não envolvendo outros recursos pesqueiros, e só poderá ser realizada se for compatível com o Plano de Manejo ou outros instrumentos de ordenamento da unidade de conservação.

Questões políticas

O presidente Jair Bolsonaro, foi flagrado em 2012, enquanto ainda era deputado federal, pescando na Estação Ecológica de Tamoios, uma área protegida, entre Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro. Foi multado em R$ 10 mil por um agente do Ibama, por pesca irregular.

De acordo com reportagem do Estadão, em março do ano passado, o servidor do Ibama que multou Bolsonaro, foi exonerado. E o Ibama anulou a decisão que multava Bolsonaro em R$ 10 mil, sob o argumento de que Bolsonaro não teria contado com o amplo direito de defesa, na época.

Leia a matéria toda aqui.

Foto: André Dib – meramente ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas