PT | EN | ES

Populações de tamanduá-bandeira têm desaparecido nos últimos 25 anos

Myrmecophag-tridactyla_institutotamandua

Embora o Brasil seja um país rico em fauna e flora, ao longo dos anos, temos visto uma redução nas populações de fauna, em especial, grandes animais. Este é o caso do Tamanduá-Bandeira (Myrmecophaga tridactyla), que vem desaparecendo do país nos últimos 25 anos, um risco iminente de extinção.

Este é um dos animais mais antigos, um verdadeiro “fóssil” vivo, cuja origem na América do Sul remontaria de 65 a 80 milhões de anos. No nosso país, as três espécies mais comuns são: o tamanduá-bandeira, o tamanduá-mirim e o pequeno tamanduí. Mas é o tamanduá-bandeira o maior tamanduá do mundo, que pode chegar a pesar 45 kg e ter 2,2m de comprimento.

Ele habita campos abertos, florestas e áreas inundadas. Quando não têm filhotes, possuem hábito solitário. No Pantanal, este animal encontra refúgio e pode ser visto com certa facilidade em áreas protegidas. O que não acontece em outras regiões do país, nas quais este animal está praticamente extinto.

Felizmente existem projetos como o Instituto Tamanduá, que trabalham para a conservação desta e de outras espécies. Conheça mais.

Veja a reportagem do Globo Rural para saber mais.

Foto: Instituto Tamanduá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas