PT | EN | ES

Museu de arqueologia resgata mais de 5 mil anos de história do Pantanal

Com informações Diário Corumbaense

O Pantanal é a maior área úmida do planeta e um dos biomas mais ricos e diversos que existe. Abriga não só fauna e flora, vegetação exuberante, várias culturas, mas também muita história. Pesquisas indicam que os primeiros habitantes do Pantanal datam de mais de 8 mil anos atrás, e temos inúmeros indícios da presença destas populações pré-históricas contidos em pinturas rupestres em sítios arqueológicos da região. Mas agora ficou mais fácil conhecer e consultar estes registros. Foi inaugurado, na semana passada em Corumbá (MS), o Museu de Arqueologia do Pantanal, que resgata 5.500 anos de pré-história e história da região.

O museu é resultado de um trabalho de pesquisa de 22 anos do arqueólogo José Luís dos Santos Peixoto, professor de História da UFMS com doutorado em História na PUC do Rio Grande do Sul. Ele teve o apoio da professora corumbaense Ariane Carvalho de Arruda, doutora em História Ibero-Americana, com atuação na área de etnohistória, e equipe.

Trata-se de uma exposição permanente de 190 peças arqueológicas intitulada “Da pré-história do Pantanal à colonização europeia”, com a finalidade de estabelecer uma conexão entre o passado remoto e o presente, e desmistificar a ideia de que nossa história só começa após a fundação de Corumbá em 1778.

Leia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas