PT | EN | ES

Hidrovia Paraguai-Paraná é foco de novo estudo elaborado pela Wetlands International no Brasil

O Programa Corredor Azul, da Wetlands International, realizou uma análise de conjuntura e factibilidade política, econômica, social e ambiental da “nova” proposta da Hidrovia Paraguai- Paraná. O estudo foi conduzido por uma equipe de consultores liderada pelos pesquisadores Wilson Cabral (ITA) e Mayara Scur. O resultado do estudo é apresentado no documento “Nova Hidrovia Paraguai-Paraná: uma análise abrangente”.

O mesmo busca verificar as interfaces e a integração da hidrovia com o planejamento da bacia, centra-se nas questões econômicas e socioambientais de outros documentos já amplamente divulgados, como o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) da HPP de 2015 e o Plano de Recursos Hidrográficos da Região Hidrográfica do Rio Paraguai. O documento também apresenta as mudanças climáticas, como elementos de incerteza no cenário da HPP.

O sistema fluvial Paraguai-Paraná possui mais de 3.400 km de rios livres de represas, os quais formam o corredor de áreas úmidas de água doce mais extenso do planeta. Aproximadamente 20 milhões de pessoas vivem neste sistema que possui uma das mais antigas vias de transporte da América do Sul.

A HPP tornou-se elemento estratégico quando da criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) no início da década de 1990. Desde então vêm sendo apresentados projetos de ampliação da estrutura de navegação desse complexo hidroviário. No entanto, apesar das recentes discussões sobre o tema, constata-se a carência de integração da hidrovia com outros elementos de planejamento, tanto transfronteiriços, envolvendo outros países, quanto regionais e nacionais, como planos de recursos hídricos e zoneamentos ecológico-econômicos.

Salvaguardar a saúde e conectividade desse sistema de áreas úmidas é um dos objetivos do Programa Corredor Azul. As propostas e projetos que permeiam a HPP não podem passar despercebidos, uma vez que obras na hidrovia podem interferir no dinamismo hidrológico da região, fator que garante características socioambientais e processos ecológicos da fauna e flora. O documento da HPP será lançado no dia 12 de novembro (dia do Pantanal) no evento Comitiva Pantanal no pulso das águas, na Câmara dos Deputados em Brasília-DF. A versão digital já está disponível e você pode conferir acessando o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas